28 de janeiro de 2007

O pobre pensante

Sendo decomposto, vivo, aos poucos pelos vermes do tédio, o pobre pensante ainda quer viver. Observa atento os nós desatados das ruas e os cantos mal pintados das cercas que protegem preciosas vidas, as quais não sabe se são melhores ou piores que a sua. Na angústia que sente, afirmava hesitante que são melhores, pois no seu poço, acha, é difícil descer mais. Tudo faz pensar e nada faz mudar.
Sempre mudo, recrimina-se por pensar tanto e observar tudo; as pessoas mais felizes são as que não vêem que a vida não é boa ou não entendem que poderia ser melhor. Estéril alma presenteada com o dom da reflexão que não sabe achar respostas, e se as acha, não sabe usar. Marceneiro que maneja serrote e martelo e é incapaz de construir um simples baú.
Triste vida a do pensante. Parar de pensar não pode e mudar o jeito de ver as coisas não consegue. Enquanto não se decide, pega todos os dias o mesmo trem, trocando o mínimo de palavras que necessita e achando tudo muito chato.
Sentar no gramando, sentir o vento, apreciar as nuvens - sublimes, saborear o chá, sentir-se anestesiado pela música; é o que alimenta sua pobre alma. Alma essa que não cresce, nem crescerá, se não se levantar e atar os próprios nós, pintar as próprias cercas e perceber que sua vida também é preciosa. Enquanto isso, coitado, fica olhando os pássaros e pensando...

15 comentários:

  1. Anônimo4:37 PM

    As vezes você pensa tanto no porque as coisas, sendo que você só tem que deixar elas acontecerem

    ResponderExcluir
  2. Não olhos para cantos de cercas porque vejo muros pichados.
    Não observo passaros porque morro de inveja de suas asas.
    Sou pensante tambem, mas ja estou desistindo.

    ResponderExcluir
  3. Feliz é quem vê que hoje está miseravel, mas amanhã, talvez, esteja melhor.

    ResponderExcluir
  4. Pobres e dignos de pena são os sábios; quanto mais se pensa mais infeliz se torna. Não sou eu quem disse isso, todo angustiado e pensante sabe disso, creio que você também. É o preço que se paga para ver pelo lado de fora a sujeira que está no lado de dentro. A vida é cruel meu caro amigo, quando você tem em mãos o artifício que o faz ser diferente percebe que ser diferente só te faz sofrer, e depois disso não há mais volta. Pobres e dignos de pena são os sábios; você está no caminho.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:33 PM

    Discordo do Marco. Nenhum sábio é pobre. E não me refiro à questão monetária. Me refiro à pobreza de alma. Nenhum Sábio é mercedor de pena, de dó. Nenhum Sábio sofre por saber. Porque o saber não dói. Saber eleva. E quem se eleva não ve a sujeira de dentro pelo lado de fora, mas sabe como poucos quão belo é a vista lá de cima.
    O Sábio se preocupa, mas não se esgota. O sábio luta, mas não se entrega à guerra. O Sábio é sábio e ponto final. É o magrão que tá ligado que pá. Tem as manhas do aranha. Vou parar com esse papo de sabio sabbio savio fabio.... já vai me dar um nó esse lance ae.

    P.S. É... o pensador sofre. Sofre porque se reconhece um quase sábio.

    ResponderExcluir
  6. Não acha você que as crianças são muito mais felizes que os adultos? Não pergunto se você preferia seu tempo de infância, pergunto se elas são mais felizes. Qual o motivo dessa felicidade? Criança não sabe nada, criança vive sem se preocupar. A partir do momento em que ela vai adquirindo conhecimento sua alegria vai dispersando com o vento. Não creio que a vista seja assim tão bonita; grandes homens se angustiaram ao vê-la. A vista lá de cima é feia, é suja. O que motiva o observador é a vontade de mudá-la.

    ResponderExcluir
  7. Felicidade é um pontinho perdido. É possível sentir se não pensar. Mas o pensamento que abre muitas portas, fecha outras. O da felicidade, por exemplo. Mas e aí? Ser, estar feliz.. não é um tanto egocêntrico? Quando se consegue esquecer de tudo o que se passa lá fora?
    *A propósito. Vi ontem seu comentário no meu blog. Depois de muito tempo. Então me senti no direito de invadir aqui e dar uma olhadela. E, como se não bastasse, ainda comento. rss. Pergunta: sujeito de camisa listrada é pra fazer par com o homem da gravata florida do Ben Jor? ai, pergunta besta. tchau.

    ResponderExcluir
  8. eu gosto de ler e comentar sobre um bom texto. (sem puxar o saco). essa questão da tal felicidade é tão vasta porque sempre esbarra na individualidade alheia e na nossa, claro. complica. se eu matei sua charada como é que não tem a ver com a música? a propósito, achou-a? pois agora, mesmo assim, não entendi. tá, sua interpretação pode ter sido cansada mas a única que demonstrou semelhança com a verdade. realmente, me ajudou até a entender parte que eu escrevi sem decifrar. acontece. mas a minha interpretação sobre o seu texto foi cansadíssima, aliás, já não consigo mais pensar e pensar tanto no que disses ali. já virou um martelo batendo na minha cabeça.

    até.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. escrever é produto de inquietação. a não-satisfação com o mundo ao redor da gente, ou dentro da gente. e isso é feito de maneira tão subjetiva (porque cada um tem seu jeito de sentir e olhar) que, como você mesmo disse, são diversas interpretações. as vezes a gente lê algo mais de uma vez e sempre tem impressões diferentes, né? hum! posso fazer uma pergunta? bem, vou fazer: o que você mais lê? o que gosta? autores, estilos e tal. e isso te influencia muito pra escrever? e, se influencia, de que forma? pronto, interrogatório completo. rsss *ah sim, o nome do blog é "abraçobeijado". mas eu gosto de modificar o título de acordo com algum sentimento ou impressão suspensa no ar ou mesmo qualquer palavra que venha à cabeça quando dá a tal da inquietação e a vontade de mudar. e o que achou da música do homem da gravata florida? sinceramente, eu acho meio estranha. hahahahaha. tá, chega por hoje.

    ResponderExcluir
  11. também não gosto quando param de brilhar...

    e-mail? claro. ;) danielecristyne@hotmail.com
    :*

    ResponderExcluir
  12. como dizia Pessoa : Os deuses, são deuses por que não pensam...


    mas acho que muito conhecemos, mas pouco sabemos... a angústia está aí.

    ResponderExcluir
  13. bobera é apenas tomar decisoes, e nao torna-la delas, atitudes!

    tava com saudades de ler suas palavras, gostei.

    ResponderExcluir
  14. bem, nietzsche ficou louco...
    mas não tenho dó dele

    ResponderExcluir
  15. isso me lembrou algo sobre o Rei Leão, quando o Simba encontra o Timão e o Pumba... " se o mundo dar as costas para você, você da as costas para o mundo "

    hahahaha

    te adoro carlos!
    :***

    ResponderExcluir