25 de agosto de 2007

Acaso ou o que se quiser que seja

Quantas vezes me maravilho ao meditar sobre a grande rede de fatos e pessoas que envolve e conduz a vida. Sujeitos desconhecidos com quem se esbarra agora e amanhã voltam como grandes amigos ou qualquer outra roupagem aleatória. Amizades, verdadeiros amigos, surgiram inesperados de fatos quaisquer, casuais, assim como uma viagem escolar ou um recado, pois é, na internet.
Tantas existências, cada uma tão complexa como a seguinte enganchadas em círculos e círculos sem mesmo se dar conta ou conhecer os que rodeiam. Um caos organizado que conduz tudo e os seus tudos para uma direção qualquer. Pelo que me contaram e percebi, sempre foi assim em todo tipo de nível. Falo dessa grande criação-mundo-planeta-natureza-biologia-biofesfera-vida-no-mundo-e-tudo-o-mais-que-o-segue. Genial. Brilhante, digo eu, muito bem feito.
Teias do Acaso. Um bonito nome, uma bela crença, mas se assim for, considero eu o Acaso o grande-poderoso-genial deus do tudo. Pode-se chamar o grande Acaso, oh poderoso, de Destino, ou ainda mesmo de qualquer um desses deuses que falam.
Hnf. Que diferença faz. Toda! A crença de cada um vai influir nas suas ações que vão conduzir toda a rede de ocorrencias que se segue. Hnf. Que diferença faz. De qualquer jeito a vida de qualquer um vai ser cruzada com fatos e gente e vai direcionar o rumo que tudo segue.
Predestinação? Livre arbítrio é a resposta. O poder sagrado de escolher entre os caminhos que o Acaso oferece e assim contribuir tanto para o próprio rumo como para o de tantos quantos forem.
De infinitas e infinitas possibilidades - eu falo de lugares, linguas, letras, livros, lps, libertinagem, cores, cheiros, credos, cruzes, cabelos, calores, carros e tudo-o-mais novamente -, uma vida é uma das que poderia ser. A vida, A certa, A melhor. A que tinha que ser sabe-se lá o porquê. Acredito eu.
Graças e Louvores Sejam Dados a Todo Momento ao Santíssimo e Digníssimo Acaso ou O Que Quiser Que Seja.

6 comentários:

  1. abri um grande sorriso quando li esse texto :D aehuahe

    adoro ficar observando desconhecidos pela rua e ficar pensando, qual seria a vida desse indivíduo?

    ResponderExcluir
  2. Ah! como é bom deixar o Acaso se encarregar de nos fazer rir, chorar, sentir tudo que for intenso... Há tantos caminhos, tantas portas... Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:12 AM

    As vezes me pego pensando com os olhos fixos no nada. Pensando exatamente nisso, nossa vida é feita de acaso e nada mais, as coisas acontecem, e simplesmente acontecem, as coisas são como são e não podem ser mudadas.

    O que seria de nós se anos atrás tivessemos feitos escolhas diferentes ou simplesmente modificassemos algumas simples ações ? Não seriamos mais nós mesmos, seríamos outras pessoas.

    O acaso é que nos constrói. É um caminnho sem volta, um caminho pelo qual andamos com os olhos vendados, e que se constrói no exato momento em que damos mais um passo adiante.

    ResponderExcluir
  4. creio que nunca vou concordar tanto sobre um texto teu, sujeito

    ResponderExcluir
  5. é a merda do pensamento. perde-se o foco e ganha-se o devaneio.

    ResponderExcluir
  6. Acredito em uma mistura de destino e acaso.Os dois se entrelaçam e formam toda essa bagunça que nós vemos aí.

    ResponderExcluir